quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Formação para Implantação e reativação do Projeto COM-Vida na Escola


A SMECIbaretama realizou neste ultimo dia 04 de Outubro de 2011, a formação continuada de Revitalizações e Implantações do Projeto COM-VIDA na Escola e Agenda 21 Local, o Projeto tem o intuito de Diagnosticar e melhorar a situação da qualidade de vida da comunidade escolar e círculos vizinhança, onde o tema focal  são os cuidados com o meio Ambiente e sua preservação para as gerações futuras, o responsável pala formação, o técnico Educacional José Arimateia, Propôs em toda a formação a importância da implantação do Projeto no município de Ibaretama, onde será a base concreta dos Projetos políticos pedagógicos das escolas da rede municipal, visando a educação ambiental e o Protagonismo Infanto- Juvenil como palavras chaves para o Desenvolvimento da COM-VIDA na escola e a conscientização do social para os temas transversais da COM-VIDA. 
As Escolas pólos do Município foram às participantes do Primeiro ciclo de capacitação, ao todo foram capacitados oito professores de Educação Ambiental, com o intuito dos mesmos serem os coordenadores da COM-VIDA em Suas escolas, repassando em seus pólos educacionais a mesma capacitação. Neste mesmo ciclo de capacitação foi assinado um termo de responsabilidade para implantação do projeto COM-Vida e Agenda 21 na Escola, com prazo Final para implantação para o Dia 30 de Novembro de 2011.
 E vamos lá, Cuidar dos Brasil e de Ibaretama com nossas Escolas!



 
O QUE É  A COM - VIDA?
É UMA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA, É UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO NA ESCOLA, COM CÍRCULOS DE ATIVIDADES E CULTURA. (ONDE OS ALUNOS, SÃO OS PRINCIPAIS ARTICULADORES)
DURANTE A CONFERÊNCIA ESCOLAR SE ESCOLHE, "DELEGADOS E DELEGADOS”.
ONDE O GRÉMIO ESTUDANTIL PARTICIPA, FORMANDO PARCERIAS COM EMPRESAS ORGANIZAÇÕES DA COMUNIDADE, ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO, (MORADORES) ETC...
O COM-VIDA NA ESCOLA, É UM CIRCULO DE ATIVIDADES E CULTURA.
A IDEIA É DIVULGAR E IMPLEMENTAR AÇÕES AMBIENTAIS POR GENTE INTERESSADA NA CAUSA, E COM VONTADE DE FAZER ALGO ACONTECER, PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA LOCAL!
É INICIATIVA DOS ESTUDANTES, MAS SEMPRE CONTANDO COM O APOIO DOS PROFESSORES E DOS REPRESENTANTES DOS GRUPOS PARCEIROS (PAIS, COMUNIDADE, ONG E CMP)
CONSTITUI UM ESPAÇO EDUCADOR NA MEDIDA, EM QUE POSSIBILITA A APRENDIZ AGEM E A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ESCOLA E A COMUNIDADE!
REPRESENTA UM ESPAÇO DE ESTUDOS, POIS PROMOVE A REFLEXÃO DE TEMAS RELATIVOS A COMPLEXIDADE E A TOTALIDADE DAS RELAÇÕES AMBIENTAIS, RESPEITANDO E CUIDANDO DAS DIFERENTES FORMAS DE VIDA E PROMOVENDO A CULTURA DA PAZ! 

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

  
Fonte: SMECIbaretama

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