domingo, 26 de fevereiro de 2012

Governo do Estado inaugura unidade de saúde em Ibaretama



Arruda Bastos, fará a inauguração as 11 horas no distrito de Nova Vida.


Com consultórios médico e odontológico, farmácia e sala de vacinação, a Unidade Básica de Saúde da Família do distrito Nova Vida em Ibaretama, a 160 quilômetros de Fortaleza, construída com recursos do governo do Estado, será inaugurada nesta sexta-feira, 24. A inauguração será feita às 11 horas pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, pela prefeita Núbia Cavalcante, e a secretária de saúde municipal, Eudênia Oliveira.



Segundo Eudênia Oliveira, a nova UBSF representa uma mudança total para mil famílias assistidas no antigo posto de saúde do distrito Nova Vida: "antes era uma casa antiga, alugada pela prefeitura municipal, funcionando em precárias condições. Agora temos uma nova e moderna estrutura, que permite um melhor atendimento à população". A nova unidade, com área de 211 metros quadrados, foi um investimento de R$178.660,00, recursos do governo do Estado.
Além de Ibaretama, mais sete municípios da regional de Quixadá, têm Unidades Básicas de Saúde da Família, construídas pelo governo do Estado com base nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. São: Banabuiú, Choró, Milhã, Quixerampobim, Senador Pompeu, Solonópole e Ibicuitinga. Às 9 horas, Arruda Bastos visitará a UBASF de Ibicuitinga, já inaugurada e em funcionamento.

Méritos

No total, são 150 Unidades Básicas de Saúde da Família distribuídas em 150 municípios, um investimento global de R$26.779.000,00. As obras estão concluídas em 110 municípios. As 40 UBSFs restantes estão em fase de acabamento. Os municípios contemplados cumpriram critérios de atenção básica, como garantia de pelo menos quatro consultas às gestantes, cobertura de 70% do Programa Saúde da Família e ainda adesão aos consórcios públicos de saúde, uma estratégia de gestão compartilhada entre Estado e gestões municipais.

Secom/Sesa

Fonte: IbaretamaNet.com

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Prefeita inaugura duas unidades básicas de saúde em Ibaretama


O secretario estadual da saúde, Arruda Bastos, irá inaugurar duas unidades básicas de saúde nesta sexta-feira, dia 24, no município de Ibaretama, sertão central do Ceará. A informação é da prefeita Núbia Cavalcante.
A primeira unidade básica será inaugurada às 09 horas da manhã na sede do município. Após essa inauguração todos se dirigiram ao distrito de Nova Vida para a segunda inauguração prevista para as 11 da manhã.
De acordo com a prefeita Núbia Cavalcante as novas unidades são dotadas de moderna estrutura para proporcionar um atendimento de qualidade à população.
São PSFs devidamente equipados e com estrutura adequada para dar mais comodidade e conforto a todos os usuários da saúde do município. “E ao inaugurar essas unidades, temos a certeza de que estamos proporcionando cada dia mais o resgate da cidadania do nosso povo”, disse núbia Cavalcante.

MODELO DAS UBSF:
 


Fonte: Monolito Post

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Professor desenvolve projetos criativos em escola potiguar



Elementos da cultura nordestina são usados na escola de Ipanguaçu como formas alternativas de ensino e mostram aos alunos diferentes maneiras de estudar e analisar a língua portuguesa (foto: arquivo da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira) Os projetos criados por um professor de apenas 20 anos contribuíram para a premiação de sua escola em diferentes ocasiões. Estudante de letras, André Magri Ribeiro de Melo dá aulas de língua portuguesa e literatura na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, em Ipanguaçu, município potiguar a 200 quilômetros de Natal. Na mesma instituição, localizada no assentamento Tabuleiro Alto, área rural do município, ele iniciou a carreira de professor, há quatro anos.

A primeira iniciativa premiada de André foi o projeto Literatura de Terror: uma Visita à Elegante Essência do Medo. A experiência conquistou o primeiro lugar do prêmio Construindo a Nação, edição 2010, no ensino fundamental. Em 2011, o projeto Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista proporcionou à escola o primeiro lugar na mesma premiação. Com esse projeto, a instituição também foi vencedora do Selo Escola Solidária (2011) e conquistou o segundo lugar no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita (2011).

Na visão desse jovem educador, o uso de meios alternativos de ensino, como músicas, filmes e desenhos animados, mostra ao estudante diferentes formas de estudar e analisar a língua materna que não sejam apenas o livro didático e o quadro com giz. “Se o aluno sentir prazer em estar na sala de aula e na escola, renderá bem mais, e seu aprendizado sofrerá evolução significativa”, afirma André. Em todo os projetos que desenvolve, ele conta sempre com a parceria dos professores de língua inglesa e ensino da arte.

Seus planos para 2012 incluem uma grande viagem pela história da literatura brasileira com o projeto De Caminha a Lobato: A Evolução da Literatura Brasileira. “Os alunos serão apresentados aos diferentes momentos de construção da nossa literatura e conhecerão as influências recebidas, bem como as relações das obras escritas com os momentos históricos que nosso país vivia a cada surgimento de um novo olhar sobre a palavra”, revela.

A viagem pelas letras terá início com a leitura de uma versão infantil da Carta de Pero Vaz de Caminha (sexto e sétimo anos) e trechos do texto original (oitavo e nono). Terá continuidade com a passagem pelas escolas da literatura brasileira, como o Romantismo e o Modernismo, até chegar às obras de Monteiro Lobato. “Um batalhão de personagens, histórias e emoções pretende bater à porta da escola e das famílias de Tabuleiro Alto”, adianta André.

Ele assegura que os alunos lerão todas as obras indicadas, integralmente. Embora o acervo da biblioteca da escola seja pequeno, os estudantes contam com a ajuda da família para a aquisição de obras, com doações e visitas a bibliotecas municipais. “Entendemos que a leitura dos textos integrais garante maior compreensão do aluno e o insere mais ainda no mundo letrado e literário”, diz o professor.

Fátima Schenini

Saiba mais no Jornal do Professor

Leia também:
Projetos literários contribuem para ampliar conhecimentos
Palavras-chave: letras, literatura brasileira

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cronograma do Selo para 2012

Como todos sabemos, este ano é especial para a Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado, porque representa a conclusão de um ciclo de ações, mobilizações da comunidade, elaboração de planos de ações, de fóruns... Mas até que se chegue à certificação desta terceira edição nacional do Selo UNICEF, no final do ano, ainda temos um caminho a percorrer! Vamos relembrá-lo? Afinal, depois de tanto esforço e superação para chegar até aqui, não podemos correr o risco de perder algum prazo. Portanto, fique atento ao cronograma a seguir:  
Até 31 de Janeiro de 2012

Município envia correspondência assinada pelo prefeito, solicitando formalmente a visita técnica do Mediador, para o Escritório do UNICEF que coordena o Selo em seu Estado.  
Março e Abril

UNICEF e parceiros promovem capacitação dos municípios para a o organização e realização do II Fórum Comunitário. Comissão Pró-Selo encaminha ao UNICEF os formulários de avaliação dos indicadores de Impacto e Gestão, coletados diretamente no município.  
Maio até Junho

Município promove o II Fórum Comunitário, com exposição paralela dos produtos dos temas de Participação Social.  
Julho a Outubro

UNICEF faz avaliação do desempenho dos municípios  
Novembro

UNICEF anuncia municípios aprovados no Selo 2009 - 2012.  
Dezembro

UNICEF e parceiros promovem eventos de certificação dos municípios e seminários de avaliação da iniciativa.

Fonte: Selo UNICEF

Concurso de roteiros de curta metragem premiará com viagem

Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental público, que estudam em escolas que adotam o programa Mais Educação, podem participar do concurso Escola, Roteiro e Cinema. As inscrições devem ser feitas até 15 de abril. O prêmio para os vencedores será uma viagem à cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro deste ano.
O concurso Escola, Roteiro e Cinema é promovido pelo MEC, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). Os objetivos do concurso são estimular os jovens a escrever, a expressar idéias e sentimentos e aproximá-los do cinema e da televisão.
O tema do concurso é "O lugar onde vivo". Antes de escrever o trabalho, o estudante deve escolher algo típico sobre os costumes da região onde reside, como lendas, tradições, testemunhos, memórias. Pode concorrer um aluno, ou um grupo de até quatro colegas. A inscrição consta de roteiro para um filme de curta-metragem de até três minutos, sinopse e dados de identificação do autor ou autores, além de carta do diretor da escola e pré-autorização dos pais ou responsáveis pelo estudante.
De acordo com o regulamento do concurso, o autor deve eleger um gênero literário, tal como humor, terror, suspense, romance. Na apresentação do trabalho, deve descrever as cenas e diálogos e prestar atenção nos critérios que serão considerados na avaliação: correção linguística, clareza de expressão, coerência entre as cenas, criatividade, originalidade e representatividade geográfica.
Cronograma – O regulamento do concurso compreende inscrição até 15 de abril; em maio, uma comissão vai escolher entre os inscritos até 25 trabalhos que serão enviados para a comissão julgadora (formada por especialistas indicados pelo MEC e OEI).
Cabe à comissão julgadora selecionar até cinco roteiros que serão produzidos pela TV Escola, do MEC, em julho. Em setembro, os autores viajam a Salamanca para a exibição dos filmes durante evento do Programa para o Fortalecimento das Línguas da Íbero-América na Educação, promovido pela OEI. A viagem dos estudantes será custeada pela Fundação SM.

Inscrição – Conforme o regulamento disponível no site do MEC (www.mec.gov.br), os estudantes podem enviar os roteiros de duas formas: por correio eletrônico  ou por carta registrada, com aviso de recebimento, para OEI Brasília – SHS quadra 6, conjunto A, sala 919 – Business Center Tower – Complexo Brasil 21 – Brasília – DF, CEP 70316-109.

Fonte: MEC

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

33 Famílias Beneficiada com Cisterna de Enxurrada em Ibaretama

Esta acontecendo nos dias 08 e 09 de Fevereiro em Ibaretama a capacitação de 33 Famílias selecionada para receber as Cisterna de Enxurrada, no Salão Paroquial da cidade, através da ACC ( Associação Comunitária Cedro) em parceria com SDA( Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceara) e com apoio da secretária municipal de Agricultura de Ibaretama, e Paróquia do município.
Esta é uma política publica muito importante pois ela ensina aos agricultores(as) que é preciso armazenar água para se produzir de forma sustentável e consciente, esses primeiros beneficiados estão de parabéns por estarem recebendo este beneficio onde será construída uma cisterna com capacidade de armazenar 52 mil litros de água e acompanhado de um quintal produtivo, irão ocorrer duas capacitação e visita de intercambio.
Muito se fala que o nordeste não  tem água é seco, mais essa ideia esta sendo erradicada com implantação de projetos sociais de aproveitamento de recursos hídricos, famílias que estão fazendo nascer em pleno sertão riquezas com poucos recursos e alimentação saudável produzida na própria comunidade e gerando renda. Esperamos que este projeto seja um sucesso no município e que em um futuro bem próximo possamos ter muitas dessas Cisternas de enxurrada implantada pelo sertão de Ibaretama.
Dessas 33 famílias beneficiadas 4 delas participaram e concluíram no período de 2009 a 2011 o PROJOVEM CAMPO, ou seja os conhecimento adquirido por eles no programa, irão esta sendo colocado em praticas nos seus quintais produtivos.

Fontre: Monolitospost.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fundo Brasil de Direitos Humanos seleciona projetos para o combate à discriminação e à violência institucional


Organizações de Direitos Humanos todo o País que atuem no combate à discriminação e à violência institucional podem participar, até 27 de fevereiro, do edital 2012 do Fundo Brasil de Direitos Humanos. A seleção vai receber projetos com foco na defesa e promoção dos Direitos Humanos sob a perspectiva de combate à discriminação e à violência institucional - entendida como qualquer forma de violação a direitos humanos promovida por instituições oficiais.
Após a seleção, serão apoiados projetos com orçamento máximo de R$ 25 mil e duração de até 12 meses. No total, o Fundo Brasil vai contemplar cerca de 30 iniciativas, somando um montante de R$ 800 mil em doações.
Terão destaque aquelas iniciativas que, por exemplo, combatam a discriminação de gênero, raça, orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; a violência policial; a violação de direitos socioambientais; a criminalização de organizações e movimentos sociais e/ou a violência contra defensores de direitos humanos; ou que atuem ainda em favor dos direitos das comunidades tradicionais e de outros grupos que tenham seus direitos fundamentais violados, conforme previsto no Edital 2012.
As propostas devem ser feitas somente por correio. A íntegra do edital e o formulário para inscrição estão no site: http://www.fundodireitoshumanos.org.br/edi.jsp.
Fonte: Fundo Brasil de Direitos Humanos