terça-feira, 30 de agosto de 2011

Programação do 7 de Setembro em Ibaretama...


Governo Municipal de Ibaretama
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Departamento de Gestão de Ensino e Aprendizagem
Semana da Pátria

Tema: Brasil, valorizando as heranças de nosso patrimônio cultural e natural
SubTema: Ibaretama vivenciando seus valores históricos...
PROGRAMAÇÃO
·        29/AGO a 06/SET de 2011
Trabalhar o Projeto: “Brasil, valorizando as heranças de nosso patrimônio cultural e natural” nas escolas municipais.
·        01/SET/2011 – Abertura oficial da Semana Municipal da Pátria
6h – Alvorada com a Banda Municipal de Musica 
  8h – Hasteamento da bandeira no paço municipal
·        02/SET/2011 – Desfile cívico na Localidade de Nova Vida
 7h – Atividades nas Escolas Municipais Pedro Alexandre Valentim e Luiz Correia Lima referentes ao Projeto.
16h – Desfile Cívico em Nova Vida
·        03/SET/2011 – Desfile cívico na Localidade de Oiticica
 7h – Atividades na Escola Municipal Francisco José de Freitas referentes ao Projeto.
 16h – Desfile Cívico em Oiticica
·        05/SET/2011 – Desfile cívico na Localidade de Piranji
 7h – Atividades na Escola Municipal José Gustavo de Queiroz  referentes ao Projeto.
Ø 16h – Desfile Cívico em Piranji

·        06/SET/2011 – Desfile cívico na Sede
 7h – Concentração das escolas na EEF Raimunda Emilia de Lima
 8h – Desfile Cívico pelas ruas de Ibaretama
Iniciando na Escola Raimunda Emilia e finalizando em frente à Prefeitura de Ibaretama. 


Realização:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Selo UNICEF é tema do programa de rádio Sintonia Infância

A ONG Catavento Comunicação e Educação desenvolve o Projeto Sintonia Infância, que produz programas de rádio sobre a temática da infância e da adolescência. Os programas estão disponíveis no site www.catavento.org.br/sintonia, na sessão Produções. Os materiais são livres para baixar e podem ser utilizados em diversos espaços de comunicação.

Está disponível no site o programa especial sobre o Selo UNICEF, mostrando como acontecem as mobilizações das ações nos municípios, o papel do articulador, os benefícios que o Selo já trouxe para as comunidades, dentre outros assuntos. O objetivo de abordar o tema no programa é fazer com que os moradores conheçam e participem do projeto e estimular o envolvimento do poder público nas ações voltadas para a infância e adolescência dos municípios.

O Projeto Sintonia Infância articula a Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância. A Rede é formada por comunicadores interessados em discutir as questões ligadas à infância e juventude em seu município. Fazem parte da Rede radialistas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba e Maranhão. Para participar, é necessário realizar o cadastro no site (www.catavento.org.br/sintonia).
Para mais informações, entre em contato com a ONG Catavento pelo telefone (85) 3252-6990 ou pelo email sintonia@catavento.org.br. A ligação pode ser a cobrar. Adicione também o nosso MSN (sintoniainfancia@hotmail.com) e converse com a gente.

Esta é uma iniciativa da organização não governamental Catavento Comunicação e Educação, com o apoio do Selo UNICEF e Instituto Oi Futuro.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Notícias do Selo...



UNICEF e Ministério da Saúde lançam Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê
Mais do que uma publicação, o guia será instrumento de capacitação de agentes multiplicadores, que levarão as informações para mães, gestantes e suas famílias
Rio de Janeiro, 1º de agosto – O UNICEF e o Ministério da Saúde lançaram hoje o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, desenvolvido em parceria pelas duas organizações para fortalecer a capacidade de mães, gestantes e famílias de exigir seus direitos.
A publicação foi apresentada hoje de manhã, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pela representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, no Rio de Janeiro, durante a abertura nacional da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2011), realizada pelo Ministério em parceria com o UNICEF e a Sociedade Brasileira de Pediatria.
A publicação faz parte das ações da Rede Cegonha, programa do governo federal, e do Selo UNICEF Município Aprovado nos municípios da Amazônia Legal, do Semiárido brasileiro e nas comunidades populares do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Mais do que uma publicação, o guia será instrumento de capacitação de agentes multiplicadores, que levarão as informações para as comunidades. O objetivo é contribuir para que a sociedade conheça e saiba como exigir esses direitos, fortalecendo o controle social e, assim, garantindo que os direitos assegurados em lei e transformados em políticas públicas sejam cumpridos.
Ilustrado pelo cartunista Ziraldo, o guia apresenta de forma simples e direta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de informações sobre a legislação vigente.
Por meio do Selo UNICEF Município Aprovado, serão capacitados para disseminar os conteúdos do guia conselheiros, lideranças comunitárias, agentes comunitários de saúde, profissionais de áreas como assistência social e mídia.
A publicação, realizada com a Editora Globo, conta com o apoio da RGE, empresa do grupo CPFL Energia.
Na primeira fase da iniciativa, serão distribuídos 25.000 exemplares em todo o país.
“É corajosa e inovadora a postura do Ministério de Saúde de participar dessa proposta baseada numa perspectiva de direitos. Por meio dessa iniciativa, o governo fortalece o controle social e a capacidade dos cidadãos de cobrar políticas públicas mais universais e efetivas”, diz Marie-Pierre Poirier, representante do UNICEF no Brasil.
Segundo ela, essa é uma iniciativa que pode gerar um ciclo muito positivo: ao ter fortalecida sua capacidade de exigir seus direitos, os cidadãos podem apontar o que está ou não funcionando, ajudando o governo a melhorar os serviços oferecidos, o que pode gerar mudanças positivas no sistema de saúde. É um processo de retroalimentação que beneficia não apenas aos usuários, mas também fortalece a capacidade de atuação dos gestores públicos.
O UNICEF tem desenvolvido materiais similares para fortalecimento das competências familiares adotando o mesmo conceito de “ação em rede” para disseminação das informações. O guia, no entanto, complementa essas ações ao levar para as famílias informações sobre como exigir seus direitos assegurados pelo marco legal e normativo brasileiro.
SMAM 2011 - A Semana Mundial da Amamentação, uma iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (Waba), traz este ano o tema “Fala comigo! Amamentação – uma Experiência a 3 dimensões".
Além do tempo (período anterior à gravidez até ao período de desmame) e do local (a casa, comunidade, sistema de saúde, entre outros), a Waba alerta para a terceira dimensão – a comunicação – e para os benefícios que a troca de experiências e de conhecimentos podem gerar no apoio ao aleitamento materno. A ideia é salientar a importância da comunicação, em vários níveis e entre diferentes setores da sociedade, no apoio ao aleitamento materno.
O UNICEF acredita que, por meio de ação conjunta, é possível garantir os direitos de mães, gestantes e seus bebês. Por isso, defende a idea de que sociedade tem a responsabilidade de garantir que a mãe possa amamentar seu filho, principalmente até os seis meses de vida da criança, período em que o bebê deve apenas ingerir o leite materno.
Para o UNICEF* Mães ainda enfrentam diversas barreiras para amamentar seus filhos. O preconceito de dar o peito ao filho em público e as dificuldades em conciliar seus horários de trabalho com os de amamentação são algumas das principais delas.
* Cada um de nós tem a responsabilidade de garantir que a mãe possa amamentar seu filho de forma adequada, principalmente até os 6 meses de vida da criança. Não é suficiente apenas divulgar ou trocar informações sobre esse direito. Precisamos garantir as condições para que esse direito seja realizado.
* Toda forma de preconceito contra a amamentação em público deve ser fortemente combatida por cada um de nós. Amamentar é um ato que deve gerar solidariedade e não recriminação.
* Empresas devem respeitar a legislação que garante à mãe que amamenta dispensa do trabalho duas vezes por dia, por pelo menos 30 minutos, para amamentar, até o bebê completar 6 meses (Art. 396 da CLT). Esses períodos podem ser negociados com o patrão e agrupados para uma hora (Art. 396 da CLT).
* Amamentar não garante apenas benefícios nutricionais ao bebê: gera também grande impacto no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança ao fortalecer o vínculo afetivo entre o bebê e a mãe e garantir à criança a segurança e proteção que ela precisa nessa fase da vida.
Mais informaçõesEstela Caparelli
Telefone: (61) 8166-1648
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Pedro Ivo Alcantara
Telefone: (61) 3035-1983
E-mail: pialcantara@unicef.org

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ibaretama realiza IV conferência da Assistência social

Delegados foram eleitos para conferência estadual que será em outubro deste ano. 
Conferência Salão Paroquial / Foto: Chico Javalí

Foi realizado nesta quinta-feira, 4 no município de Ibaretama, Sertão Central Cearense, a IV Conferência Municipal da Assistência Social. A Presidente da Mesa, Virginia Amélia Holanda Maia, apresentou os demais componentes da mesa, fez a leitura do regimento da conferência.


Os conferencistas se reuniram por seguimento para escolha dos seus representantes e concluída a eleição cada seguimento apresentou a relação dos seus candidatos: 01(um) delegado Titular, 01 (um) delegado suplente e 01 (um) observador.



Reiniciando os Trabalhos a mesa solicitou apresentação dos delegados e em seguida, encaminhou para homologação feita por aclamação, de acordo com Regimento da Conferência Estadual de Assistência Social, desta forma constituída: Delegados representantes das organizações governamentais, Vírginia Amélia Holanda Maia; Suplente Francisca Mébia Silva de Queiroz; representantes da sociedade civil e Organizações não governamentais; Maria Cristina Duarte da Costa, Suplente Rita Pereira Freire. Em seguida a mesa colocou em votação por aclamação da plenária para eleição do Observador, sendo eleita Evanês Aires Vieira.

Nas próximas semanas acontecerá uma reunião de preparação à IX Conferência Estadual de Assistência Social. A prefeita interina Núbia Cavalcante participou do evento.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Ibaretama
Rua Pe. João Scopel, 53 – Centro
(88) 34391055